E aí, gente? Tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo na santa paz de Cristo. Atualmente estou lendo o Livro de Gênesis e o de Apocalipse, quero ver o começo e o fim da nossa história. Eu já havia lido o livro de Gênesis algumas vezes, mas o Espírito Santo falou bastante comigo nessa nova leitura e vou compartilhar com vocês.
Com certeza (e principalmente se você for mulher) você já culpou Eva por algo, quando estamos com aquelas cólicas intermináveis, quando o nosso cabelo insiste em não ficar bom, quando sofremos, quando temos que acordar cedo pra estudar, trabalhar, enfim, sempre sai aquela frase: "Tudo culpa de Eva". De fato o pecado entrou no mundo a partir da vida de Eva mas ao ler um livro muito interessante comecei a ter uma outra perspectiva sobre a vida dela. O livro é esse da imagem, que por sinal eu recomendo para todas as mulheres, porém hoje não vou falar sobre ele, mas sobre o que aprendi com Eva.
Em Gênesis 3 há o relato da conversa de Eva com a serpente, que começa com a serpente perguntando se Deus de fato havia proibido comer os frutos das árvores do jardim (Gn 3.1), perceba que a serpente sutilmente inverte a ordem que Deus havia dado, Deus não disse que não podia comer nenhum fruto, Ele falou que não podia comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.17) Eva ao responder a serpente diz exatamente como Deus havia dito (Gn 3.3), a partir desse ponto da conversa a serpente revela uma grande mentira para Eva, afirmando que se ela comesse daquele fruto não morreria (Gn 3.4). Depois desse breve resumo vou dizer o que aprendi:
- Eva escutou a serpente!
Isso mesmo, Eva escutou a serpente (nossa, que revelação haha), mas analisando direitinho, ter escutado a serpente fez toda a diferença no dia de Eva, aquele deveria ser mais um dia lindo como os outros, em que no final da tarde ela estaria pronta para ouvir o seu Criador, já teria ajudado Adão a cuidar do jardim e também já teria desfrutado da presença de seu marido. Mas a vida de Eva mudaria completamente a partir daquele momento em que ela parou e ouviu o que a serpente tinha para lhe dizer. E nós não somos diferentes de Eva, as vezes começamos o dia na presença do Senhor, louvando-O e adorando-O por tudo o que Ele é e tem feito por nós, mas aí durante o dia resolvemos parar e dar ouvidos as mentiras do diabo, fazemos exatamente como Eva, damos "moral" pro diabo quando deixamos o que estamos fazendo para ouvir suas propostas mentirosas.
2. Eva conversou com a serpente
Eva após ter escutado a serpente poderia ter saído correndo, ter feito de conta que nunca tinha visto aquele animal na sua frente, só que Eva não fez isso, ela não resistiu. Depois de ter ouvido a serpente, Eva agora começou a conversar com ela, começou a rebater o que serpente estava dizendo, e como eu disse lá em cima Eva falou exatamente aquilo que Deus havia dito. O que Eva não sabia é que o fruto que a serpente lhe apresentaria seria atraente demais para ela dizer não, o que Eva não sabia é que conversar com a serpente custaria para sempre uma vida de dor e sofrimentos, provavelmente Eva pensava que estava tudo sobre controle, afinal, ela era a única mulher daquele jardim, jamais acreditaria numa história contada por uma serpente. Esse foi o grande erro de Eva. Assim como ocorre conosco várias vezes, após escutar as mentiras de satanás, ficamos ali conversando com "ele", até rebatemos dizendo o que Deus nos diz, mas nos colocamos num terreno totalmente perigoso, porque achamos que estamos no controle e que não vamos cair em nenhuma mentira do diabo, já que somos espertos demais.
3. Eva olhou para o fruto que a serpente ofereceu
Ao olhar para o fruto Eva já estava completamente envolvida naquela situação, até porque a Bíblia diz que quando ela olha para o fruto o acha agradável, atraente e desejável (Gn 3.6), não sei se você consegue imaginar mas eu fico imaginando como nessa hora os olhos de Eva devem ter brilhado para aquele fruto, foi assim então que Eva comeu do fruto, deu para Adão e o pecado entrou no mundo. Tudo isso começou porque Eva escutou a serpente, quando escutamos, conversamos com satanás se torna muito difícil recusar o que ele nos oferece, porque ele nos oferece algo que aparentemente é bom, é bonito, é desejável. Provavelmente se estivéssemos no lugar de Eva teríamos feito a mesma coisa, pararíamos e escutaríamos as mentiras de satanás.
Diante de tudo isso o que eu posso lhe dizer é que qualquer que seja a conversa que a "serpente" tenha pra você, recuse. Não pare suas atividades do dia para escutar o diabo, as propostas que ele tem pra você por mais bonitas e melhores (aparentemente) que sejam, o final delas é morte. Algumas são mortes espirituais e outras são mortes físicas, Eva deveria ter pensado que seria SÓ um fruto qualquer e que ficaria tudo bem, mas as consequências foram terríveis e creio que se Eva tivesse uma nova chance ela jamais teria comido desse fruto. Mas existe algo muito bom que eu posso falar é que existe vida eterna em Deus, e Ele está sempre conosco, Ele nos ajuda por meio da Sua Palavra a não cairmos nas mentiras de satanás, então gaste seu precioso tempo ouvindo mais de Deus, conhecendo mais quem Ele é, estudando a Bíblia, se envolvendo na sua igreja local. E lembre-se você não precisa experimentar o pecado para saber que o final tem o gosto amargo de dor e sofrimento.
